tubemania

pesquise aqui

Custom Search

sua pesquisa

Custom Search

Pesquisar este blog

Coreografias que marcaram a história do pop

Coreografias que marcaram a história do pop

1- "Beat It" (1983): Michael Jackson
Michael Jackson comandando a sua gangue de dancarinos em "Beat it" O rei das reboladas mais precisas da história do pop nunca havia aparecido com vários dançarinos repetindo seus movimentos, algo que se tornou marca registrada em suas performances. Em 1983, Michael Jackson transformou as pistas de dança e causou a febre da coreografia de grupo. Foi o coreógrafo Vincent Paterson, no entanto, quem criou a dança, aparecendo no videoclipe como o líder do grupo branco. Ele também assinou a clássica “Thriller” no ano seguinte (1984). A última performance de “Beat it” por Michael Jackson aconteceu em seu último show no Madison Square Garden, em Nova York, em 2001, na comemoração de seus 30 anos de carreira solo.
Vincent Paterson, que tem 59 anos de idade e mora na Califórnia, ensina: "Nunca imponha seus pensamentos sobre a música. A música vai lhe dizer o que quer fazer" – sigamos o mestre.

2- "Vogue" (1990): Madonna
Madonna e seu famoso clipe "Vogue"Lançado em 1990, o single de maior vendagem da carreira de Madonna alcançou o topo das maiores paradas de sucesso do mundo, vendendo inacreditáveis 6 milhões de cópias. A canção foi em parte inspirada numa dança feita por homossexuais masculinos em discotecas de Nova York. O estilo de dança chamado "Vogue" consiste em realizar uma série de gestos complexos com os braços e mãos de modo a imitar estrelas de Hollywood, bem como as modelos de capa da revista "Vogue".
Remetendo para os anos 30 e 40 e inspirado nas grandes estrelas de Hollywood da época, o videoclipe, em preto e branco, mostra produções da Art Deco e de obras da pintora polaca Tamara de Lempicka. Grande parte das cenas recria fotografias tiradas por Horst P. Horst. Em 1993, a revista "Rolling Stone" incluiu o videoclipe na oitava posição numa lista dos melhores videoclipes de todos os tempos, porém perdeu o prêmio de melhor coreografia daquele ano para “Rhythm Nation” de Janet Jackson. Vai entender... 
3- "Oh So Quiet" (1995): Bjork
Bjork em "Oh so Quiet" Está tudo calmo, quando, de repente, Boom! A paixão acontece.
Com a canção da cantora americana Betty Hutton – que foi casada com o coreógrafo Charles O'Curran – em 1951, Bjork explode em uma dança contagiante no belo videoclipe dirigido por Spike Jonze em 1995. Lembrando as coreografias dos grandes musicais dos tempos de Betty, muitos bailarinos dançam nas ruas como que contagiados pelo sentimento de paixão, em que tudo é colorido e vibrante. A música é ritmada com alguns momentos de calma, em que imperam os planos sequência em ligeiro "slow motion", criando uma espécie de leveza à melodia, mas que logo em seguida sobem num ritmo e movimento digno dos grandes palcos da Brodway. O coreógrafo Michael Rooney ganhou o prêmio MTV Music Awards de melhor coreografia em 1996 por esse primoroso trabalho. Depois de assistir ao videoclipe, a vontade que dá mesmo é de sair dançando apaixonado por aí, não?
4- "Single Ladies (Put a Ring on It)" - (2008): Beyoncé
O gesto mais forte da coreografia que ganhou o mundo Ok, essa coreografia dispensa apresentações. Desde que a cantora pop mais aclamada do momento, Beyoncé, lançou o videoclipe de "Single Ladies" em 2008, a febre se espalhou da internet para o mundo. Uma legião de imitações e paródias fizeram da coreografia a primeira grande mania da dança deste século e da internet, segundo a revista "Rolling Stone".
Em preto e branco, sem nenhuma grande complexidade técnica além da intrigante coreografia assinada e executada por Frank Gatson e JaQuel Knight, a cantora e seus coreógrafos dançam em um estúdio com fundo infinito vestindo apenas colant preto e saltos altos. Sim! Se você ainda não havia notado, a “bailarina” que fica à esquerda da cantora é na verdade um bailarino. E a simples faceta ganhou MTV Music Awards de melhor coreografia em 2009, Grammy de melhor canção do ano e mais uma penca de prêmios.
Embalados pela febre, o cantor Justin Timberlake vestiu o colant e dançou no famoso programa americano “Saturday Night Live”, engrossando a epidemia que chegou a atingir o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. E provavelmente você também já deve ter ao menos chacoalhado a mão esquerda fazendo uma alusão ao “put a ring on it”. O rapper Jay-Z se diz criador do movimento mais repetido dos últimos tempos. “Na verdade, eu criei aquela dança. Eu disse para ela mexer as mãos daquele jeito e ela fez. Eu não teria contado isso a ninguém, não quero que pareça como se eu fosse mais importante”, disse Jay-Z durante entrevista ao programa “Friday Night with Jonathan Ross", da BBC. Verdade ou mentira, que atire a primeira pedra quem nunca tentou imitar o rebolado de “Single Ladies”, mesmo que escondido de tudo e de todos.
5- "Bad Romance" (2009): Lady Gaga
Lady Gaga em "Bad Romance"É claro que Gaga não poderia ficar de fora desta lista. Afinal, não há balada em que não toque os hits da “monster” do pop. "Bad Romance", lançado em novembro de 2009, é o primeiro single do segundo álbum de Gaga, intitulado "The Fame Monster". A faixa ocupou o primeiro lugar das paradas no Reino Unido e no Canadá e foi apresentada pela artista no American Music Awards do ano passado. O videoclipe dirigido por Francis Lawrence, que já trabalhou com nomes do pop como Britney Spears, Shakira e Aerosmith, bateu o recorde nesta quarta-feira (14) como vídeo mais visto de todos os tempos no site YouTube, com quase 180 milhões de acessos. Em março deste ano, Gaga já havia quebrado outro recorde: o de artista com maior número de visualizações no YouTube – e no site semelhante, Vevo. Na época, a soma dos números de acessos dos vídeos “Poker Face”, “Bad Romance” e “Just Dance” ultrapassou a marca de 1 bilhão. Mas a dancinha “Monster” da nossa heroína pop conquistou todos justamente por não exigir nenhuma habilidade ou coordenação motora. Além de fazer alusão a outro clássico das coreos pop, a eterna e premiada “Thriller” de Michael Jackson

http://www.colheradacultural.com.br/content/20100505060326.000.5-N.php

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Contador Grátis Google Bot última visita powered by Kactus.Net Powered by Kactus.Net